CUBA | Guia rápido e prático

Cuba é a maior ilha do Caribe e está repleta de belezas naturais, de deixar qualquer um boquiaberto, além de uma história singular estampada nas construções nas maiores cidades. Cuba tem atraído cada vez mais turistas que viajam em busca de belas praias de águas azuis transparentes. Havana, capital de Cuba, é um dos principais destinos e exibe um centro histórico exótico, com prédios de arquitetura que mistura o neoclássico, barroco, art nouveau e déco, enquanto seus charmosos carros dos anos 1950 completam essa moldura em movimento que nos leva a experimentar a sensação de ter voltado décadas no passado. A grande atração da cidade aos turistas fica mesmo por conta da cultura, dos carros antigos e edifícios como o Capitólio. Ao final do dia, pare o que estiver fazendo para apreciar o pôr do sol no Malecón, calçadão à beira-mar de Havana, com 8 quilômetros de extensão, que foi construído em 1901.

Cuba é mergulhar num país cheio de contrastes. Desde Havana, com seu visual que nos remete termos voltado a um passado distante e animado, passando pelas cidades de Santiago de Cuba e Trinidad, que conservam também a rica cultura de seu povo e seus edifícios históricos, até chegar aos paraísos naturais como Varadero e a belíssima praia de Cayo Coco.

 

Varadero

De areias brancas e mar azul tranquilo, Varadero é o local ideal para mergulhar, sozinho ou com os golfinhos, além de ser ótima para prática snorkeling. Está situada na Península de Hicacos, algo em torno de 140 quilômetros de Havana. Varadero fisga os turistas pelas suas atrações, restaurantes e excelentes hotéis, que se esquivam do conceito socialista.

 

Trinidad

Trinidad é um dos destinos mais coloridos e conhecidos de Cuba. Fundada em 1514 e declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1988. É cheia contrastes que fica a cabo de seus palácios, praças coloniais, ruínas de refinarias de açúcar e abrigos de escravos. Ao redor da Plaza Mayor você encontrará a maioria dos edifícios históricos, como o Museu de Arquitetura Trinitaria e o Museu Histórico Municipal.

 

Santiago de cuba

Orgulhosa de sua história e da Revolução Cubana, a segunda maior cidade do país, Santiago de Cuba, tem como destaques o imponente castelo El Morro, as casas coloniais do Parque Céspedes do centro histórico e a Basílica de Nuestra Señora de la Caridad del Cobre, o local de peregrinação mais sagrado de Cuba.

 

Jardins do rei

Embora menos conhecido entre os brasileiros, este conjunto de ilhas que formam um arquipélago paradisíaco possuem praias formidáveis, bastante conhecidas por turistas de outros cantos do mundo. Dentre elas, a praia de Cayo Coco, considerada uma das mais bonitas do mundo.

 

Cayo Coco

A ilha está situada fica na área central de Cuba. Famosa pelos resorts all inclusive e por praias de areia branca, com águas tranquilas de tons azuis e verdes. Sem contar que é também o lar de uma das maiores colônias de flamingos cor-de-rosa do mundo.

 

Cem fogos

Em Cienfuegos, cidade costeira situada na baía de mesmo nome, você terá a oportunidade de mergulhar e apreciar os recifes ao longo da zona costeira formam colunas de coarias, conhecida como Notre Dame. As águas tranquilas também são ótimas para passear de caiaque ou barco.

 

Cayo Largo

E por falar em mergulho, essa linda ilha proporcionará a você mergulhos incríveis entre os recifes de Punta Francés, onde você terá a oportunidade de apreciar a vida das tartarugas, iguanas, flamingos e pequenos colibris. Se estiver em busca de história, explore os museus e a Cueva de Punta del Este, chamada Capela Sistina Aborígene, com centenas de pictogramas históricos.

 
QUANDO IR

A melhor época para visitar Cuba é entre novembro e abril. De maio a outubro a chance de chuva é maior. Evite os meses de agosto a outubro por causa dos risco de furacões.

 
ONDE FICAR EM CUBA

A ilha possui muitas opções que vão de hotéis nacionais e modestos a clássicos e históricos, como o Hotel Nacional de Cuba. Mas não ficam de fora as grandes redes hoteleiras internacionais, com seus imponentes Resorts All Inclusive, como Ibesrostar e o Meliá.

Hoje em dia é possível encontrar um nicho que tem crescido consideravelmente: os Hotéis Butique: um tipo de conceito de hotel que vem para atender turistas mais exigentes, costumam estar situados na região central de Havana, abrigados em casarões e palácios históricos.

 

Informações importantes

__________________________________

 

Idioma

Espanhol

 

Moeda

Há dois tipos de moedas: o Peso Nacional Cubano, conhecido também por Moneda Nacional, é mais usado pela população local, e o Peso Convertível Cubano, de mais valor e utilizado pelo turista. Muito cuidado para não pagar em Peso Convertível e receber o troco em Peso Nacional.

 

Fuso horário

de 4 a 2 horas a menos em relação a Brasília

 

Aeroporto mais próximo

Aeroporto Internacional José Martí (Havana)

 

Voltagem

A maioria de 110 volts, mas há tomadas de 220 volts. Ambas do tipo americano ou europeu.

 

Vacina

Recomenda-se vacina contra febre amarela com no mínimo 10 dias antes da viagem comprovada no Certificado Internacional de Vacinação.

 

Documentação

É necessário visto de entrada