CHILE | Guia rápido e prático

O Chile é um país repleto de diversidades e contrastes, com uma geografia que difere particularidades de outros destinos pelo mundo. Dentre suas peculiaridades a tri-continentalidade se destaca, já que detém de territórios na América, Antártica e Oceania. Sua extensão alcança 4.300 km de norte a sul, numa faixa estreita entre a Cordilheira dos Andes e a costa do Oceano Pacífico.

O Chile, além de tudo, ainda  oferece privilegiada uma união de paisagens de climas tão distintos entre si que lhe permite encher os olhos com uma diversidade de maravilhas naturais. De fato, o Chile é uma daqueles destinos que oferece ao turista de tudo um pouco de tudo.

A Suez Turismo preparou uma lista de opções para você se divertir

 

Aos amantes de neve

Ainda que seja quente no verão, Santiago, capital do país, possui um inverno rigoroso, o que lhe permite ver neve no topo da Cordilheira dos Andes. No inverno a média de temperatura costumar variar entre 10 e 13 graus, período que corresponde de junho a agosto. Aproveite, além de curtir o visual, para dar um pulo numa das estações de esqui, que costumam ficar abertas até setembro. Além disso, as estações tendem a prolongar a temporada de esqui, quando neve por mais tempo.


Que tal um pulinho no Deserto?

A pequena cidade de San Pedro de Atacama, no Norte do país é a porta de entrada para o Deserto do Atacama. Por lá há paisagens inesquecíveis entre dunas, gêiseres, lagoas e vales, proporcionando um colorido único e a cada uma das atrações. Entre os tons azuis e alaranjados, encontramos também na aparência do vulcão Licanbur. Alguns dos animais comuns nessa região são os flamingos e as lhamas. Mas não menos importante, há outro grande destaque: o Vale da Lua, lugar ideal para ser visitado à tarde e aproveitar o pôr do sol.


Que tal levar esse sol para dar um passeio pelas famosas Praias?

A cerca de duas horas de Santiago, deparamo-nos com cidade de Viña del Mar, famosa por sua arquitetura e tem até praias.  Para quem deseja se hospedar em hotéis à beira-mar, certamente é uma boa opção. Além disso, poderá fazer quase tudo o que precisar a pé ou de transporte público. Aproveite para relaxar nas areias da Praia de Acapulco, onde você encontrará há um deck com vista para boa parte da costa. A praia El Sol é acessada pela avenida San Martín. O Castelo Wulff, construído no século 18, é endereço de várias exposições culturais. Outro local bastante famoso na cidade é o Cassino de Vina del Mar.


Agora, um passeio pela Cultura

Se você gosta de história e cultura, então precisa conhecer a enigmática Ilha de Páscoa. Ainda que não esteja perto das principais cidades chilenas, a ilha é território chileno e fica no meio do oceano, na região da Polinésia. Entre as atividades mais comuns que irá encontrar, o destaque fica na observação das estátuas gigantes – os moais. A área de Ahu Tongariki é conhecida por ser um bom lugar para admirar o nascer do sol. Há vulcões inativos pela ilha, tornando ainda mais intrigante a paisagem desse belo destino.


Ótimos Vinhos não poderiam faltar

Ao sul das redondezas de Santiago, no Valle de Colchagua, encontram-se vinhedos robustos que posicionam o Chile no ranking dos 10 maiores países produtores de vinho. Dá para fazer passeios por duas ou três vinícolas no mesmo dia ao longo da Rota do Vinho, entre outras opções que contribuem para o aumento da força do enoturismo. Você não vai querer deixar passar a oportunidade de apreciar uma taça de vinho Carmenère – tipo de uva tradicional na região – acompanhada de pratos com grande visibilidade gastronomia local, como as empanadas e os pescados.


Prepare-se para perder o fôlego na Patagônia

Uma das áreas mais bonitas do Chile, e ao ar livre, é o Parque Nacional Torres del Paine, situado em meio à Patagônia Chilena. A paisagem mistura de rochas, vegetação, geleiras e formações de granito a mais de dois mil metros de altitude. Se você for do tipo de turista que gosta de trilhas e outros roteiros de aventura, a visita ao parque é imperdível. Para acessá-lo, use como referência a cidade de Puerto Natales. Mas se estiver vindo de El Calafate, na Argentina, também dá para chegar e completar o passeio por paisagens pitorescas.


A Região de Los Lagos é a cereja do bolo

Na verdade pode ser o bolo inteiro, se focar o seu roteiro nos Lagos Andinos. E se decidir que será esse o roteiro, então foque sua atenção principalmente nas cidades de Puerto Montt, Peulla e Puerto Varas, se quiser conhecer bem essa área – às margens do Lago Llanquíhue, nada menos que o segundo maior do Chile. Prepare-se para contemplar vulcões no entorno, o Osorno é um deles – ativo e famoso pela simetria perfeita.