BONITO | Guia rápido e prático

Bonito, município localizado no Mato Grosso do Sul, não tem apenas um nome que combina com seus atrativos.  É considerado como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, não só por sua ecologia e beleza nos atrativos turísticos, mas também por sua organização, qualidade de serviço, ampla rede hoteleira, opções de bares e restaurantes, assim como, pela segurança na visitação dos passeios. A cidade é referência no mundo todo quando o assunto é turismo sustentável e para a prática de mergulho fluvial. Possui uma incrível diversidade de atrativos turísticos. Os mais aventureiros têm a possibilidade de realizar descidas de rapel em abismos e cânions, mergulho de cilindro em rios e cavernas, passeios de bote, boia cross, arvorismo, cavalgada e cicloturismo. Para os amantes da natureza não poderia faltar passeios de trilha nas fazendas com belíssimas cachoeiras de formação calcária. A região oferece também uma rica fauna e flora que podem ser observadas ao longo das trilhas. E, para aqueles que gostam de curtir a vida numa boa a margem do rio, Bonito oferece balneários com excelente infraestrutura. Além de todas as opções, a cidade conta com os atrativos urbanos que ajudam a preencher a vida noturna da cidade.

Embora pequena, Bonito possui muitas opções gastronômicas espalhadas em diversos restaurantes. A Casa do João, por exemplo, bastante famosa, erve peixes e carnes. Pratos exóticos são as especialidades da casa, como filé da cauda do jacaré e o petit gateau de guavira, fruta típica do Cerrado. Outra opção é o Casarão Restaurante, Tapera, Juanita e a Pizzaria Vênus, que serve pizzas preparadas no forno a lenha com sabores tradicionais e regionais. Sugerimos a pizza pantaneira, que tem como alguns dos ingredientes, a carne de sol.


O que fazer


Grutas

É um dos passeios mais disputados de Bonito. A Gruta de São Mateus está repleta de estalagmites (formações que parecem gotas no teto), estalactites (formações rochosas no solo) e possui uma bela vista da cidade. Já na Gruta do Lago Azul, você vê de perto o famoso Lago Azul, com coloração provocada pela incidência dos raios solares (é proibido nadar no lago, para preservar suas condições). E as Grutas de São Miguel contam com curiosas formações rochosas.


Flutuação

A flutuação nos rios é uma das principais atividades em Bonito. A nascente do Rio Bonito, apelidada de Nascente Azul, o Rio da Prata e a Barra do Rio Sucuri são alguns dos locais mais famosos. Durante o passeio é possível se aventurar por trilhas na mata, avistar pássaros e animais silvestres, além da grande variedade de peixes.


Ecossistemas de Bonito

Bonito tem ecossistemas caracterizados por serra, depressões, cerrado, matas com madeiras nobres e manchas de Mata Atlântica. Lá habitam espécies como gavião-real, tamanduá, tucano, arara-azul, lontra, jacaré, ariranha, onça-pintada e tatu. Entre os peixes, você encontra cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás e peixes ornamentais. Já a grande diversidade vegetal de Bonito inclui muitas árvores frutíferas, arbustos, orquídeas, flores, vegetação aquática e matas ciliares.


Artesanato regional

Herança da cultura indígena, os artesãos utilizam fibras, madeira, ossos, cerâmica, sementes, couro e tecelagem para confeccionar, por exemplo, luminárias, porta-copos, bonecos, tapetes, bancos, toalhas e bijuterias. Há muitas lojas de suvenir na Rua Coronel Pilad Rebuá, a principal da cidade. Aproveite também para fazer compras nas cidades de Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.


Informações Importantes

____________________________

Voltagem

110V | Tomada Tipo N

Aeroporto

Aeroporto Regional de Bonito

Fuso Horário

1h a menos que o horário de Brasília

Clima

Bonito tem o clima tipo tropical. A temperatura média anual é de 25ºC nas planícies do oeste e de 20ºC no planalto oriental. Os meses mais quentes vão de Outubro a Março, os mais frios de Maio a Agosto. As estações das chuvas vão de outubro a maio e a seca, de Junho a Setembro.